A Águas do Alto Minho conclui candidaturas POSEUR no âmbito da Eficiência Hídrica
Em 2020, foi aprovada a candidatura “POSEUR-03-2012-FC-001257 - Intervenções nos sistemas de abastecimento de água com o objetivo de controlo e redução de perdas - Sistema de Águas do Alto Minho”, que visou promover a resiliência e sustentabilidade das redes de abastecimento de água do sistema de Águas do Alto Minho.
Esta operação, com um apoio comunitário previsto de cerca de 6 Milhões de EUR, promove o aumento da eficiência e eficácia dos sistemas de abastecimento de água da região do Alto Minho, beneficiando uma população de quase 160 mil habitantes.
Com estas obras de reabilitação dos sistemas de distribuição, foi possível reduzir as perdas de água de água detetadas, em cerca de tornando o sistema mais resiliente e sustentável.
Com a instalação dos sistemas de telegestão e equipamentos de medição e controlo, é possível agora monitorizar as redes de abastecimento, reduzindo assim o número e tempo das avarias e fugas, facilitando a compreensão e a evolução de consumos, antecipar carências e avaliar resultados.
Estas Operações tornam o investimento uma prioridade para a Águas do Alto Minho e uma prioridade no plano nacional, integrando o objetivo estratégico de otimização e gestão eficiente dos recursos e infraestruturas, existentes, nomeadamente através do aumento de cobertura às populações abrangidas.
Estas ações foram financiadas pela União Europeia, através de uma operação candidatada e aprovada através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), do Portugal 2020, com uma contribuição comunitária prevista de 6.328.239,44 EUR (Fundo de Coesão).