A garantia permanente da qualidade e segurança da água para consumo humano constitui um dos principais focos de atuação para a Águas do Alto Minho, procurando sempre satisfazer a necessidade dos seus clientes bem como a contínua a melhoria do serviço prestado. 

Nesse sentido, tanto a operação como a manutenção do Sistema de Abastecimento de Água, são desenvolvidas e realizadas tendo por base o cumprimento integral da Norma da Qualidade da Água de Abastecimento para Consumo Humano, constante do Anexo I do Decreto-Lei n.º 69/2023, de 21 de agosto. 

A qualidade da água distribuída, pela AdAM, é controlada através do Plano de Controlo da Qualidade da Água (PCQA), elaborado de acordo com a legislação em vigor, o Decreto-Lei n.º 69/2023, de 21 de agosto, aprovado anualmente pela Entidade Reguladora de Águas e Resíduos (ERSAR), validado pela Autoridade de Saúde e realizado por Laboratório acreditado. O PCQA é ainda suportado numa Avaliação de Risco – Segurança da Água (AvR/ PSA), sobre todas componentes da Zona de Abastecimento, desde a bacia de captação de água até à torneira do consumidor final (rede predial).

Em paralelo e como complemento ao PCQA, por recomendação do ERSAR, encontra-se implementado o PCO - Plano de Controlo Operacional, que visa a recolha em vários pontos ao longo do sistema, para controlo analítico em Laboratório acreditado, visando o permanente controlo dos processos de tratamento água, verificação da conformidade do produto, proteção da saúde pública e gestão dos riscos em todas as fases do sistema de abastecimento. 

Para além dos planos de controlo implementados, a AdAM, recorre à monitorização online/ diária de diversos parâmetros, bem como a dados obtidos através de telemetria distribuídos pelo sistema de abastecimento de água.

Programa de Controlo de Qualidade da Água

Relatórios Trimestrais da Qualidade da Água

Consulte aqui a sua zona de abastecimento



Zona de Abastecimento Autónoma Operada por Junta de Freguesia ou Associação de Utilizadores

No que concerne ao serviço de distribuição de água para consumo humano por parte de freguesias ou associações de utilizadores, a Águas do Alto Minho informa os clientes daqueles sistemas (Zonas de Abastecimento) dos resultados obtidos nas análises de demonstração de conformidade com as normas de qualidade constantes no Anexo I do Decreto-Lei n.º 69/2023, de 21 de Agosto. As análises realizadas estão previstas nos Programas de Controlo da Qualidade da Água (PCQA) para consumo humano, desenvolvidos de acordo com o histórico dos PCQA de anos anteriores, tendo sido submetidos a aprovação pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), através da Águas de Alto Minho, S.A. Os resultados analíticos apresentados demonstram que a água distribuída está, na generalidade, em conformidade com as normas de qualidade estabelecidas na legislação em vigor.