Valença com rede de abastecimento de água renovada

Está concluída a Empreitada de Remodelação da Rede de Abastecimento de Água na E.N. 101, em Valença, iniciada em fevereiro do corrente ano.

Com um prazo de execução de 180 dias, e orçada em 630 627,80 EUR, a presente empreitada, a cargo da Águas do Alto Minho, SA, contemplou a renovação de aproximadamente 11 km de redes de abastecimento de água, beneficiando a totalidade da população do Município de Valença.

Estas remodelações decorreram de estudos em parceria com o Município de Valença, através dos quais foi efetuado o diagnóstico da rede de abastecimento de água existente, nomeadamente, a nível do seu estado funcional.

Nesse contexto, foram definidas as soluções técnicas a executar de modo a se obterem os níveis de segurança, qualidade e quantidade no abastecimento de água à população abrangida.

Conjugado este investimento de renovação de redes com os investimentos de criação de zonas de monitorização e controlo, no âmbito dos quais foram instalados caudalímetros e válvulas de controlo de pressão, é possível concluir que estas obras evitarão o desperdício anual de 70 mil metros cúbicos ou seja 70 milhões de litros de água, no troço de rede de abastecimento de água ao longo da E.N.101 no Município de Valença.

Trata-se de um investimento cofinanciado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos no âmbito de uma operação que totaliza cerca de 14 milhões de euros para melhoria da eficiência hídrica nos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

A Águas do Alto Minho agradece a compreensão de todos os habitantes para os eventuais transtornos causados pelas obras, sendo que foram essenciais para dotar as populações com a disponibilidade, qualidade e quantidade de água à qual todos têm direito, concretizando um compromisso assumido quer pela Empresa, quer pelo Município.

Valença com rede de abastecimento de água renovada