A Águas do Alto Minho detetou e reparou de imediato uma fuga de água de grandes proporções na freguesia de Seixas, Caminha. A intervenção resulta do trabalho contínuo de monitorização de consumos na rede e de deteção de fugas do Centro Operacional Norte.

A intervenção teve como ponto de partida a monitorização diária do caudal na saída para a rede de distribuição de água do Reservatório de Seixas. O Caudal Mínimo Noturno observado revelou-se anormalmente elevado (oscilando entre os 16000 litros/hora e os 18000 litros/hora). Para se ter uma melhor noção da dimensão da perda de água em causa, o volume médio de água perdida permitiria garantir o abastecimento de água a cerca de 3 000 habitantes/dia.

Face aos valores elevados observados desencadearam-se, quer de dia, quer de noite, diversas ações de pesquisa de fugas recorrendo-se ao geofone, que é um instrumento que permite ouvir ruídos no subsolo.

No dia 01 de junho foi identificado o local da fuga de água e foi imediatamente reposta a normalidade, tendo sido observado posteriormente um valor normal no gráfico do medidor de Caudal, tendo o Caudal Mínimo Noturno baixado para valores aceitáveis.

Todo o trabalho de controlo e monitorização permanente dos medidores de caudal, avaliação constante dos valores de água não faturada, a otimização da Gestão dos Ativos da Empresa, um Sistema de Informação Geográfica sempre atualizado, a utilização de equipamentos específicos, aliados a equipas determinadas, capazes, conhecedoras e resilientes, permitem que a Águas do Alto Minho esteja cada vez mais apta a tratar do sério problema que são as perdas de água e cuja resolução é determinante para a sustentabilidade da vida no planeta.

Este é o compromisso da Águas do Alto Minho. Torne-o também no seu compromisso. Caso encontre uma fuga de água ligue para o número 258 806 991.

Sistema de monitorização da Águas do Alto Minho permite deteção e resolução de rotura em Seixas