O Presidente não executivo da AdAM – Águas do Alto Minho, Carlos Martins, informou o acionista maioritário da empresa, a AdP - Águas de Portugal, SGPS, SA, a sua intenção de deixar de exercer o referido cargo. Na comunicação feita, Carlos Martins refere que estando “reunidas as condições de normalidade de gestão da empresa, chegou a hora de repensar o modelo de governança e reforçar a gestão de proximidade com um presidente executivo”.
João Neves assumirá as funções de Presidente Executivo da AdAM, reforçando a capacidade de gestão da empresa. Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia do Porto, João Neves enquanto administrador da AdP – Águas de Portugal conduziu o grupo de trabalho criado em janeiro de 2021 para reforço da resposta da AdAM à necessidade de operacionalização dos serviços comerciais e de melhoria da capacidade de atendimento ao cliente.
Carlos Martins continuará a exercer as suas funções na AdP SGPS, designadamente no desenvolvimento dos projetos de integração de sistemas “em Baixa”.
A AdAM – Águas do Alto Minho é uma empresa 100% pública, detida pelo Grupo Águas de Portugal, em parceria com os municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.
A empresa foi constituída em 2019 para gerir o sistema de águas da região do Alto Minho, tendo iniciado atividade em janeiro de 2020. O primeiro ano de atividade foi marcado por duas situações que dificultaram o normal desempenho da empresa, designadamente decorrentes da complexidade de integração dos sistemas de faturação dos sete municípios e dos constrangimentos da pandemia Covid-19, situação que levou ao fecho de lojas e a problemas no atendimento ao cliente.
Em janeiro de 2021 ficou concluída a instalação de um novo sistema de gestão comercial, o Aquamatrix, que veio permitir responder com total fiabilidade às necessidades de interação comercial com os clientes, a par de um conjunto de medidas para reforço e melhoria do atendimento aos seus clientes, nomeadamente a disponibilização de novas plataformas de comunicação de leituras, por telefone, no balcão digital AdAMnet ou pela aplicação myAQUA e o reforço da capacidade de atendimento telefónico e presencial nas oito lojas existentes nos municípios.
Já em meados de março a AdAM formalizou a adesão plena ao CIAB – Tribunal Arbitral de Consumo, visando criar um canal privilegiado para a resolução de situações de desacordo entre as partes, de forma rápida e eficaz, salvaguardando assim os interesses dos consumidores, garantindo total independência e transparência.
A partir de abril, estará também operacional o reforço da rede de locais de pagamento de faturas de proximidade com mais 56 locais (lojas e postos dos CTT), distribuídos pelos sete municípios da área de atuação da AdAM.
A AdAM acaba de aprovar, em Assembleia Geral de Acionistas, o Relatório e Contas de 2020 e o Plano de Atividades e Orçamento para 2022, onde se destacam o conjunto de projetos destinados à expansão de redes de água e águas residuais, que representa cerca de 20 milhões de euros, e para redução de perdas de água, com um investimento de cerca de 13 milhões de euros, ambos beneficiando de financiamento no quadro do POSEUR.