Qual o período de faturação na Águas do Alto Minho?
As faturas agora emitidas pela Águas do Alto Minho aplicam as tarifas ao dia, de acordo com as recomendações da entidade reguladora.
Neste período de faturação inicial, que arrancou a 20 de janeiro, os nossos clientes receberam faturas respeitantes a períodos diferenciados, podendo compreender períodos de 15 dias ou de cerca de 45 dias. Esta situação vai ser naturalmente regularizada nos meses seguintes, para um período de faturação próximo dos 30 dias.
Foi-me faturado um período menor ou maior a 30 dias. Fui prejudicado?
Não. Esclarecemos que tanto a tarifa fixa como os limites dos escalões da tarifa variável são definidos para um período temporal de 30 dias, de acordo com a Entidade Reguladora do setor. Assim, sempre que o intervalo entre faturas seja diferente do período temporal de 30 dias, os limites dos escalões, bem como o valor das tarifas fixas, são ajustados proporcionalmente.
Esta situação não prejudica o cliente, pelo contrário garante que o cliente apenas paga o que é devido, uma vez que é efetuado um ajuste proporcional da tarifa fixa e da tarifa variável aos dias faturados.
Para ilustrar o que acima foi dito, assuma-se, por exemplo, um consumo de 22 m3 realizado num período de faturação de 15 dias, no qual o ajuste proporcional deve ser feito calculando o volume diário atribuível a cada escalão, assim como o valor diário da tarifa fixa e multiplicando ambos pelos 15 dias.
Aos valores acima acresce IVA à taxa legal em vigor e TRH, relativos a impostos e taxas pagas ao Estado.
Quando vou receber a minha fatura dos meses de fevereiro e março?
A emissão e envio de faturas, anteriormente a cargo do Municipio, era efetuada no mesmo dia do mês aos clientes. Com o início da exploração e gestão do Sistema de Águas do Alto Minho, atribuída à Águas do Alto Minho, S.A., existiu uma agregação dos clientes dos 7 municípios que compõe esta parceria pública.
Ao integrar todos os clientes, num só sistema, a faturação e o seu envio passou a ser realizado de forma automática, diária e escalonada, deixando de ser realizado no mesmo dia do mês, surgindo assim a necessidade de uniformizar os períodos de faturação. Por esse motivo, foi contemplado um período para ajuste, podendo este não coincidir com os 30 dias do mês, à semelhança do que acontece com as faturas da eletricidade e telefone.
Esta situação verificou-se nas primeiras faturas e será progressivamente eliminada passando os clientes a receber faturas com períodos de faturação próximo dos 30 dias.
Assim, se ainda não recebeu a sua fatura não se preocupe. Continuamos a emitir faturas diariamente para ultrapassar este constrangimento e não prejudicar o cliente.
Reclamei erros de Faturação à AdAM, mas ainda não obtive resposta. O que devo fazer?
As anomalias verificadas na faturação deveram-se à transição de informação de 7 sistemas de faturação diferentes para um só. Estas anomalias serão regularizadas, nas próximas faturas, através da emissão de notas de crédito, caso tenha sido cobrado algum valor indevido, ou através de “acertos” na fatura, à semelhança do que acontece com as faturas de gás e eletricidade.
Mais se informa que os clientes que apresentaram reclamação à sua fatura junto da Águas do Alto Minho a mesma encontra-se registada e está a ser dado o devido acompanhamento pelo que nos termos acima referidos será corrigida a situação, nos casos que haja lugar a correção, e comunicada aos clientes. As situações serão regularizadas sem prejuízo para os nossos clientes.
Não consigo entrar em contacto com a Água do Alto Minho. O que é que devo fazer?
Dada a situação atual, decorrente da pandemia COVID-19, a Aguas do Alto Minho viu-se obrigada a encerrar as suas lojas de atendimento ao público, reduzindo a nossa capacidade de atendimento e de divulgar a informação necessária ao cliente, porém reforçamos os nossos canais alternativos, telefone, com horário alargado, e e-mail. Apesar dos nossos canais de atendimento alternativo estarem a funcionar, o número elevado de contatos, habituais numa fase de arranque e agravados pela situação epidémica, não está a ser possível dar a resposta célere que a Águas do Alto Minho gostaria.
Neste sentido, a Águas do Alto Minho lamenta os transtornos que possam ter sido causados, reafirmando a sua disponibilidade na melhoria do atendimento. Informamos, ainda, que a Águas do Alto Minho se encontra a responder a todas as solicitações e que os seus trabalhadores estão empenhados em prestar o melhor serviço.
Não foi considerada na fatura a leitura comunicada. Devo deixar de dar a leitura?
A necessidade de uniformizar os períodos de faturação levou a que se recorresse a uma estimativa com base na última leitura efetuada pelo município, bem como ao histórico do cliente.
Relembra-se que todas as situações serão regularizadas futuramente, sem prejuízo para o cliente.
A Águas do Alto Minho salienta que, devido à contingência nacional decorrente do surto epidémico, as leituras devem ser comunicadas através da linha telefónica 800 200 281, disponível 24 horas por dia ou através do nosso site www.adam.pt em Comunicação de Leituras, uma vez que os leitores apenas se encontram a efetuar leituras de contadores que se encontrem no exterior dos edifícios.
Evite estimativas, dê a sua leitura no período indicado na sua fatura.
Porque foi aplicado IVA 6% na minha fatura no serviço de saneamento.
A taxa de IVA a 6% prende-se com a natureza dos serviços e o enquadramento legal da Empresa. Por esse motivo, é cobrada a taxa nos serviços de abastecimento e saneamento por parte da entidade Águas do Alto Minho, sendo este valor transferido para o Estado. Quando a gestão pertencia ao Municipio, a taxa de IVA a 6% apenas era cobrada aos serviços de abastecimento de água.
Foi aplicada taxa de saneamento na minha fatura quando nunca me foi faturado no Municipio. O que devo fazer?
Surgiram casos de clientes que nunca lhes foi cobrada a tarifa fixa de saneamento e na fatura de janeiro foi cobrada. Estes casos serão retificados, retirando a respetiva tarifa.
O valor cobrado em janeiro será devolvido através de emissão de nota de crédito, efetuando um acerto em próxima fatura.
A Águas do Alto Minho pede desculpa pelos transtornos causados por esta anomalia que resultou da agregação de 7 sistemas de faturação distintos.
O período de comunicação de leitura constante da minha fatura refere o mês de fevereiro. O que devo fazer?
Nas primeiras faturas do mês de fevereiro, ocorreu uma anomalia no layout de fatura pelo que em algumas faturas no campo “Deve fornecer a sua leitura entre” surgiu o mês de fevereiro pelo que nestes casos informa-se o cliente que os dias encontram-se corretos devendo comunicar nos dias indicados porém nos meses subsequentes, neste caso abril ou maio. Para os casos em que no referido campo consta ”2020/02/99 a 2020/02/99”, estas faturas dizem respeito a zonas onde existe sistema de telemetria pelo que não deverá comunicar a leitura do contador.