Adriano Gomes Alves - BTT
Sempre que me é possível, pratico ciclismo (BTT) e faço caminhadas. Ambos funcionam como libertadores de stresse e proporcionam o conhecimento de locais e pessoas que, de outro modo, não se conseguiria. Embora normalmente praticados na zona do PNPG, por vezes, também são realizados percursos mais longos, como os Caminhos de Santiago, a Grande Rota 36 (Alto Douro vinhateiro e alto Douro internacional), os Caminhos de Fátima, os Picos da Europa, entre outros.
Deste modo, ao reconhecer o bem-estar que o desporto, a todos nós, incita, considero que as empresas onde trabalhamos devem criar, cada vez mais, condições para a sua prática. Apresentarei, de seguida, o meu pequeno contributo.
Empresas/instituições: Proporcionam vida desportiva aos seus trabalhadores?
Através de um estudo feito no Reino Unido, afirma-se que 41% dos 200 funcionários de uma empresa apresentaram uma maior motivação para o trabalho depois de iniciarem atividades desportivas. Também diz a ciência que o nosso cérebro é estimulado durante a prática desportiva, ficando comprovadamente mais fácil ter ideias, ser criativo e, portanto, inovar.
De acordo com Giovana Pinheiro, sócia-fundadora do portal Olimpíada Todo Dia, a prática desportiva pode ser, de facto, fundamental para a melhoria mútua na relação colaborador-empresa. É importante frisar que, além de proporcionar um bom rendimento quanto ao desempenho, no dia-a-dia, das funções do trabalho, o prazer pessoal obtido pode ser o principal motivador no aumento de potencial do colaborador (na empresa onde este atua).
Quando a empresa dá a oportunidade do colaborador cuidar da saúde por meio do desporto, o benefício é imediato e vale para os dois lados. A companhia humaniza a relação com o trabalhador, mostra preocupação com o bem-estar das pessoas e cumpre um papel fundamental com quem atua na organização.
“Aproveite cada minuto, porque o tempo não volta. O que volta é a vontade de voltar no tempo” (autor desconhecido).
João Ferraz – Surf
Pratico surf na versão long board desde 1990. Também me dedico a reparar pranchas de surf desde então.
Paulo Miguel Pereira - Trail
Ana Rocha - Corrida
Jaime Maciel - Corrida
João Abreu - Corrida
Jorge Araújo - Futebol
Jorge Viana - Corrida