Frota

Jorge Fernando
Técnico de Compras e Logística Gestão de Frota


Sabias que deves verificar a pressão dos pneus da tua viatura, pelo menos, uma vez por mês?

Pneus defeituosos em geral são resultado da pressão incorreta de ar. Isso afeta também a segurança do condutor, pois, circular com pouco ar nos pneus aumenta a temperatura dos pneumáticos, podendo originar a sua deformação permanente, agravando as distâncias de travagem, prejudicando o desempenho da condução em curva e em situações de aquaplaning.

A pressão de ar incorreta tem influência direta no consumo de combustível, visto que uma pressão insuficiente de ar afeta a resistência de rolamento dos pneus, o que por sua vez aumenta os custos com o combustível. Por outro lado, colocar uma pressão de ar superior ao recomendado, com o objetivo de economizar combustível, também não é uma boa ideia, pois resulta numa menor aderência e um maior desgaste. A pressão elevada dos pneus só é recomendada quando a carga do veículo for consideravelmente maior.

A pressão de ar correta é informada pelo fabricante do veículo, e pode ser encontrada no manual da viatura, ou através do adesivo na porta do condutor, no pilar B, ou na tampa do depósito do combustível.

Cuidados a ter como condutor:

A pressão do ar dos pneus deverá ser verificada pelo menos uma vez por mês

Como fazer:

  • A leitura deverá ser verificada com os pneus frios, recomenda-se que confirmem a pressão dos pneus quando o veículo tiver percorrido menos de 2 km.
  • Para encontrar a pressão recomendada para os pneus do eixo dianteiro e traseiro deverá ser consultado o manual da viatura,
  • Deverá ser ajustada a pressão de ar de cada pneu, conforme as recomendações relativas à carga do veículo (pouca carga ou carga máxima).

Causas da perda de pressão:

  • se a válvula do pneu estiver danificada, a perda de ar no pneu vai ser mais rápida do que o normal, por esse motivo, recomenda-se a troca das válvulas, em cada substituição de pneus,
  • se o veículo estiver sempre estacionado no mesmo local para além da deformação do pneu, poderá perder pressão,
  • um furo, por exemplo provocado por um prego, pode originar uma perda de pressão lenta e estável.

Durante a verificação mensal da pressão de ar de cada um dos pneus, se verificarem uma diferença significativa entre um pneu e os restantes, pode ser um sinal de uma anomalia.

Caso contrário, é comum existirem pequenas diferenças na pressão dos vários pneus.

Recomendação:

Deverá ser verificada a pressão dos pneus uma vez por mês, evitando o desgaste prematuro dos pneus, o aumento da temperatura originando a sua deformação e um possível rebentamento, um aumento desnecessário de consumo de combustível, entre tantas outras causas possíveis.

Não te esqueças, “os pneus podem salvar a tua vida.”