A Águas do Alto Minho é a entidade responsável pela exploração e gestão do sistema de águas da região do Alto Minho, prestando os serviços de abastecimento e saneamento de águas residuais nos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

O sistema de águas da região do Alto Minho surgiu com a celebração do Contrato de Parceria Pública entre o Estado Português e os Municípios referidos, cobrindo uma área de 1 585 km2. Está dimensionado para fornecer mais de 9 milhões de m3 de água potável por ano a cerca de 100 mil clientes e para recolher e tratar mais de 6 milhões de m3 de água residual por ano produzida por cerca de 70 mil clientes.

Queremos prestar um serviço mais fiável, eficaz e de qualidade, através de uma gestão eficiente dos recursos naturais, das infraestruturas e dos serviços de operação e manutenção, promovendo a melhoria da qualidade da água e reduzindo perdas de águas e infiltrações.

Garantimos o cumprimento dos requisitos legais aplicáveis e atuamos de acordo com as melhores práticas do setor da água em Portugal, garantindo um atendimento próximo, disponível e eficiente a todos os nossos clientes.


foto Carlos Manuel Martins

"A Águas do Alto Minho foi constituída, no âmbito de uma parceria pública, para assegurar os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais relativos ao Sistema de Águas do Alto Minho."

Carlos Manuel Martins
Presidente não Executivo


A qualidade da água é, para nós, um valor essencial e um compromisso que assumimos com todos os nossos clientes. A gestão adequada dos serviços de saneamento é um desafio que prosseguimos, conscientes da sua importância para a qualidade ambiental e para o desenvolvimento social e económico da região que servimos.

A Águas do Alto Minho integra equipas experientes e motivadas para assegurar os serviços públicos de abastecimento de água e de saneamento e empenhadas no desenvolvimento da atividade da nossa empresa, com a concretização de novos investimentos, a melhoria do atendimento e a promoção da eficiência e da sustentabilidade das nossas operações, entre outros objetivos.

Estamos cientes da importância que a água tem para todos nós. Contamos consigo para nos ajudar a fazer evoluir os serviços públicos essenciais de abastecimento de água e de saneamento.