A empresa Águas do Alto Minho, através da subsidiação dos sete Municípios parceiros, irá isentar as tarifas fixas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais para utilizadores não-domésticos com contadores até 25 mm de diâmetro, tendo em conta a vulnerabilidade e da debilidade económica que está a afetar as empresas do Alto Minho na sequência da declaração de Estado de Emergência no combate à Pandemia do Covid-19. Esta isenção é aplicável aos consumos realizados em março, abril e maio de 2020 e incidirá igualmente nas tarifas fixas de resíduos sólidos.

Esta medida visa sobretudo aliviar cerca de 10 000 empresas dos sete concelhos, assim como o comércio local e todas as atividades prestadoras de serviços, que tem sido visadas pelas medidas de contenção do Covid-19, num apoio global estimado de 510 000 €.

A Águas do Alto Minho é a entidade responsável pela exploração e gestão do sistema de águas da região do Alto Minho, prestando os serviços de abastecimento e saneamento de águas residuais nos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

Viana do Castelo, 25 de março de 2020