Realizou-se ontem à tarde, na Junta de Freguesia de Fontão, a apresentação das obras de Eficiência Hídrica no Concelho de Ponte de Lima, que estão a ser realizadas pela empresa Águas do Alto Minho, S.A. (AdAM).

A parceria publica AdAM tem previsto um investimento de mais de 1,8 milhões de Euros no Concelho de Ponte de Lima, que prevê a remodelação de cerca de 33,1 km de rede de abastecimento de água, e 2.1 milhões de euros na instalação de equipamentos de medição e controlo de pressão, beneficiando os habitantes das freguesias de Anais, Arcozelo, Bertiandos, Fontão, Freixo, Refóios, Santa Comba e Vitorino dos Piães.

Globalmente, na região do Alto Minho, a remodelação prevista pela AdAM terá impacto em cerca de 91,5 km, beneficiando cerca de 158 mil habitantes.

Com este conjunto de investimentos, a AdAM estima reduzir para 25% as perdas de água nos 7 Municípios do Alto Minho, nos próximos 3 anos, aumentando a eficiência do serviço e, desse modo, uma maior disponibilidade financeira para a realização dos mais investimentos necessários à constante reabilitação dos sistemas, num cenário operacionalmente mais sustentável.

O Programa POSEUR para a eficiência hídrica visa tornar mais sustentáveis as redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais, reduzindo consideravelmente o volume de perda de água, bem como de afluências indevidas, contribuindo para a proteção dos recursos hídricos da região e promovendo o bem-estar das populações, com uma gestão mais eficiente deste limitado recurso essencial à vida.

Recorde-se que, no seu primeiro ano de atividade a AdAM detetou 1.884 roturas na rede e na globalidade da sua área de intervenção, com um volume de 45,4% de perdas de água no sistema de distribuição.

A AdAM, enquanto parceria entre os municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira e o Grupo Águas de Portugal e, tem previsto um investimento nas redes de abastecimento e saneamento da região que ascende a 36 milhões de euros, durante os próximos 3 anos.

A AdAM tem como um dos seus objetivos a redução até aos 20% de perdas água no sistema, até 2030.